UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
II ENCONTRO ACADÊMICO
CULTURAL DE LÍNGUAS – II ENACLI
REVISITANDO O CENTENÁRIO DA MORTE DE SAUSSURRE: AS CONTRIBUIÇÕES PARA OS
ESTUDOS DA LINGUAGEM
Agosto de 2013
Programação do NECLE
29/08 (QUINTA)
NECLE
|
MANHÃ
07:30 – 08:30 Palestra com a professora Ma. Andressa Luna (IFRN) “A
TRANSCULTURALIDADE A PARTIR DO USO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE E/LE:
CRENÇAS DE
PROFESSORES FORMADORES E EM FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UERN
(CAMEAM)”
08:30 ÀS 08:45 - MOSTRA DE COMIDAS E BEBIDAS HISPÂNICAS.
08:45 ÀS
09:45-
COMUNICAÇÕES
09:45 ÀS 10:35
–
APRESENTAÇÃO DE BANNERS.
|
TARDE
14:00 – 16:00 – MINICURSOS
E OFICINAS (Com intervalo de 15 minutos).
PROFESSOR MINISTRANTE
|
TÍTULO DO MINICURSO
|
EMENTA
|
QUANTIDADE DE ALUNOS
|
Prof. Espc. Francisco Lindenilson
Lopes
Prof. Mndo José Lindomar da Silva
|
El
legado saussureano para el estudio fonético/fonológico de lenguas: una
mirada estructuralista hacia el español.
|
Las dicotomías del estructuralismo saussureano en
favor de la comprensión del proceso de comunicación; del signo lingüístico;
de la división sistémica entre fonética y fonología.
|
20
|
Abilene Paiva da Costa Lima, Aline
Rafaella Costa Marques e Nara Nathana Costa Soares
|
O lúdico como aprendizagem sob
diversos aspecto nas aulas de E/LE
|
El lúdico en la enseñanza-aprendizaje del léxico:
propuesta de juegos para las clases de ELE. El aspecto lúdico en la enseñanza del ELE.
|
20
|
Telma Patricia
Nunes c. Almeida (PPGL/UERN ) e Karia Michele Colaço Pinheiro (PPGL/UERN –
professora de espanhol no IFPB).
|
Reflexões acerca dos traços
estruturalistas nos métodos de ensino de línguas estrangeiras.
|
O minicurso
"reflexões acerca dos traços estruturalistas nos métodos de ensino de
línguas estrangeiras", tem como objetivo discutir a influência da
teoria linguística estruturalista saussuriana sobre os métodos de ensino de
línguas estrangeiras.
|
20
|
Prof. Mndo. Francisco Leilson Silva
|
Gêneros orais: saberes aprendidos
entre língua materna e a língua espanhola.
|
Interessados
na oralidade e seus gêneros discursivos.
|
20
|
Profº espc; Juliana Kelle da S.
Freire IFRN)
|
¿Cómo hacer el análisis sintáctico de una oración simple?
|
El alumno será capaz de identificar los principales pasos para el
análisis sintáctico de una oración simple, así como reconocer los las
principales funciones sintácticas.
|
20
|
Maria Zildarlene da silva
Mikelly Meireles de Fontes Silva
Profª ma. Tatiana Lourenço de Carvalho.
|
Novas tic em aulas de espanhol como língua
estrangeira.
|
Apresentação de sites educacionais e
propostas de atividades envolvendo as novas tecnologias de informação e
comunicação (tic) para aulas de espanhol como língua estrangeira.
|
20
|
Oficina
Professor ministrante
|
Título da oficina
|
Ementa
|
Quantidade de alunos
|
Profª ma. Tatiana lourenço de carvalho.
|
Dinamizando a aula de espanhol através da
música: propostas de atividades didáticas
|
Desenvolvimento de propostas de atividades
didáticas envolvendo músicas da atualidade representativas da cultura
hispânica para a dinamização de aulas de espanhol como língua estrangeira.
|
20
|
16:00 – 17:30 – PROJETO
CINE E/LE CULTURAL (CURTA COM PIPOCA
SEGUIDO DE DEBATE)
|
NOITE
19:00 ÀS 22:00
-
FESTIVAL HISPÂNICO DE TALENTOS.
ENCERRAMENTO
COM A TENDA ELETRÔNICA
PARTICIPAÇÃO
DOS ALUNOS CONCLUDENTES COM BARRACA DE COMIDAS
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário